A África do Sul é um destino surpreendente e pouco escolhido pelos intercambistas. Muitas vezes, por falta de conhecimento sobre o país os estudantes de intercâmbio perdem a informação que a África do Sul foi colonizada em 1795 pela Inglaterra. Dentre os 11 idiomas oficiais da África do Sul, está o Inglês, sendo o mais comum e tido como o idioma geral do país. Para quem vai estudar idiomas lá tem uma vasta opção.

Neste post você verá algumas dicas que vão e ajudar no planejamento de um período de intercâmbio na África do Sul. Confira a seguir:

Intercâmbio na África do Sul em detalhes

O visto para a África do Sul

Para cursos de até 90 dias de duração, o país não exige visto para os estudantes interessados. Porém, para cursos de duração estendida, o governo exige comprovação de renda e um seguro viagem para África do Sul com cobertura para intercâmbio.

Ao contrário de muitos países, o visto da África do Sul não permite que o estudante trabalhe de forma remunerada no país, apenas de forma voluntária.

Por pior que possa parecer, essa vedação ao trabalho remunerado abre a oportunidade de o estudante enriquecer o currículo com trabalho voluntário. Hoje em dia, o trabalho voluntário é muito bem visto pelos especialistas em recrutamento, e trabalho voluntário em território estrangeiro é riquíssimo para o currículo.

Aprender Inglês na África do Sul

A África do Sul é um dos destinos mais baratos quando se pensa em fazer um intercâmbio para estudar inglês. Sem falar que o Inglês é uma das línguas mais faladas no país, portanto não será um problema para o estudante acelerar seu aprendizado exercitando o idioma no dia-a-dia.

A África do Sul já se prepara há muito tempo para receber os estudantes que buscam estudar inglês em seu território, portanto boas opções de curso de idiomas não faltam. E com a crescente onda de brasileiros, os cursos tem até pacotes específicos para os intercambistas vindos do Brasil.

Portanto, não se preocupe com qualquer questão relacionada à qualidade do idioma ou sobre ser bem recebido, o país está plenamente preparado para acolher os estudantes brasileiros.

O custo da África do Sul

Uma boa notícia, o custo de um intercâmbio na África do Sul é bem abaixo dos outros países de língua inglesa. Um curso para estudar inglês por 1 mês na África do Sul é de aproximadamente 400 dólares por semana. Isso é a metade da quantia para se estudar inglês na Inglaterra e nos Estados Unidos, o que faz da África do Sul um destino bem atraente para aquele estudante com o orçamento mais apertado.

Há também o fator cambial, já que o rand, a moeda da África do Sul, é muito desvalorizado em relação ao real. Esse fator, torna o custo de vida no país muito baixo, ainda mais para quem vai com dólares. Os gastos com moradia, transporte, estudo e alimentação ficam muito mais em conta do que outros países, e você poderá usar o dinheiro excedente em uma ótima cobertura de seguro viagem.

O clima e a paisagem da África do Sul

O país tropical oferece um clima bem similar ao do Brasil, portanto não haverá problemas de aclimatação do estudante. E os dias ensolarados trazem juntos ótimas opções de atividades, com praias ótimas para o surf. Mas se for surfar, não esqueça de garantir o seguro viagem antes, é uma excelente escolha para não ter preocupações em casos de imprevistos emergenciais médicos.

Também é possível fazer safaris e outros passeios pelas montanhas, desertos e savanas do país, que ainda guarda muito de sua vegetação nativa. Em alguns picos mais altos das montanhas do país é possível até encontrar neve. A biodiversidade é um fator preponderante nas paisagens sul-africanas, e passeios ecológicos não vão faltar.

Com essas informações em mãos, o estudante intercambista pode ter certeza que a escolha pelo país do outro lado do oceano é uma boa ideia. O custo, o clima e o idioma já são razões suficientes para ir para lá, e o país é lindo para onde quer que se olhe. Qualquer um que pise em solo sul-africano corre o risco de não querer voltar.

E então já decidiu fazer seu intercâmbio na África do Sul? Agora é só procurar uma empresa especialista em intercâmbios, contratar um seguro viagem (clique no link para cotar um seguro viagem) e fazer as malas!