Os dilemas do estudante que ingressou na faculdade vão muito além das questões de ensino, como por exemplo, se optou ou não pelo curso certo, se ele faz parte do grupo de alguma das profissões do futuro, entre outras tantas dúvidas que surgem devido a nova fase que se inicia. Após conquistar a tão sonhada vaga na faculdade, surgem também a necessidade de se planejar, como por exemplo, escolher onde irá morar nos próximos anos. Para te ajudar, neste post vamos te ensinar a montar um orçamento, mostrar quais são os principais gastos e dar dicas para economizar morando sozinho. Confira! 

Morar sozinho ou morar com amigos?

Para quem está com o orçamento apertado não tem jeito, a melhor opção é optar por morar em uma república ou em uma pensão estudantil, pois estes locais costumam ser perto dos campus e acabam se tornando mais econômicos, tanto na economia com o transporte, como também nas demais despesas, visto que elas são compartilhadas por um maior número de moradores. Por outro lado, a vida em república pode não ser fácil para alguns estudantes e a saída é morar sozinho durante o período da faculdade, pois é um investimento que irá garantir a sua privacidade e te proporcionar um maior conforto. 

Dicas para economizar na hora de morar sozinho

Se você optou por morar sozinho, saiba que, além de pensar na sua economia, há também diversos outros cuidados que você deve ter para fazer a melhor escolha para o seu novo lar. Com as nossas dicas, você poderá encarar esse momento com mais tranquilidade.

Dica 1: Planejamento

Se você irá se mudar de cidade, comece o seu planejamento com uma pesquisa sobre o local que será a sua casa nos próximos anos. A pesquisa inclui conhecer um pouco mais sobre a cidade para onde você irá se mudar, verificar quais são os principais bairros e como funciona o transporte público. Uma dica importante é fazer uma visita para conhecer a cidade e o campus onde serão ministradas as suas aulas, para então começar a busca pelo imóvel certo para você.

Dica 2: A escolha do imóvel certo

Localização é a palavra-chave na hora de escolher um imóvel. Para dar praticidade na sua rotina, é importante escolher um local que fique próximo ao campus onde serão as suas aulas ou então a pontos de transporte público, bem como perto de supermercados, restaurantes e locais onde você costuma frequentar. 

Após escolher o imóvel, lembre-se de testar a parte elétrica e hidráulica, verificar os móveis, portas e janelas, pois é importante deixar tudo registrado na hora da entrega das chaves. Em casos de locação, é sempre importante comunicar imediatamente qualquer problema que você tenha percebido no imóvel para não ter problemas futuramente quando for devolver o imóvel.

O próximo passo será mobiliar o seu novo lar e equipá-lo com o mínimo de móveis e eletrodomésticos necessários para lhe oferecer algum conforto e praticidade na sua rotina diária. Lembre-se de equipar primeiramente o seu quarto, a sala, a cozinha e o banheiro com os principais itens que são indispensáveis em uma casa. Já o supérfluo, por outro lado, são coisas que poderão ser adquiridas ao longo do tempo.

Dica 3: Orçamento mensal

Um dos principais desafios para quem vai morar sozinho é montar um orçamento e segui-lo à risca para não passar aperto no final do mês. Para ter uma vida financeira organizada é fundamental ter um planejamento financeiro e para resolver isso, a dica é simples: faça uma planilha com todos os seus gastos mensais: aluguel, condomínio (quando houver), IPTU, compras no supermercado, luz, água, gás, internet, transporte, alimentação em restaurantes e não esqueça de registrar também todos os seus gastos extras, por menor que sejam eles. Tudo deve estar registrado para conseguir identificar e  ter consciência de quais são os seus principais gastos, para então encontrar a melhor forma para equilibrar as contas.

Dica 4: Organização

Agora que você já conhece os principais desafios de quem opta por morar sozinho, vamos abordar algumas dicas de organização que prometem ser a solução para manter o seu lar um lugar agradável de se viver.

A grande vantagem de morar sozinho é poder manter a casa do seu jeito. O que inclui em manter o seu espaço organizado, que te proporcione um lugar aconchegante para aproveitar os momentos de descanso, de estudo e de lazer. 

Para manter a casa organizada, o ideal é fazer uma lista com as principais atividades domésticas e distribuir todas as tarefas durante a semana num cronograma. Num dia dedique para fazer faxina, no outro dia a organizar as coisas que estão fora do lugar, no outro a lavar roupas, cozinhar e assim por diante para manter a casa sempre em ordem.

Conta pra gente, você curtiu as dicas que compartilhamos no post de hoje? Você também conhece alguma dica para ajudar quem vai encarar o desafio de morar sozinho? Compartilha com a gente aqui nos comentários!