Intercâmbio! Esse pode ser o sonho de muitos, principalmente jovens estudantes que almejam conhecer e explorar um novo país, com toda sua cultura e belezas naturais e experiências, aliando educação, estudos e trabalho.

Mas para que tudo de certo no seu intercâmbio, seja ele com o objetivo de aprender um novo idioma, realizar um curso ou trabalhar, alguns cuidados e planejamentos são indispensáveis para não deixar nada pendente no meio do caminho.

No artigo de hoje, você vai ver 5 dicas essenciais para quem quer realizar um intercâmbio. Vamos aos preparativos?

1.      Qual o seu objetivo?

O primeiro passo é saber o que você espera de um intercâmbio? É aprender um idioma em específico? Trabalhar? Apenas viajar e conhecer um lugar diferente, com cultura diferente? Se você não tem um objetivo estabelecido, dificilmente escolherá o país ideal. Também é possível realizar o pensamento inverno: para qual país você gostaria de ir? Esse país é forte em intercâmbio? Qual o atrativo dele: estudos, trabalho? Dessa forma, você poderá se planejar e pesquisar quais são os itens obrigatórios para realizar o intercâmbio.

2.      Providenciar os Documentos

Definido o país e o tipo de intercâmbio, é hora de providenciar os documentos. E essa é a parte mais burocrática, porque exige correr atrás de passaporte, visto e do tipo de visto certo (como visto de estudante por exemplo). Aproveite para saber quais são os documentos de porte obrigatório no país escolhido. Lembre-se de sempre levá-los consigo e deixar em um local de fácil acesso, caso seja solicitado.

3.      Precisa de Seguro Viagem?

Seguro Viagem funciona como um plano de saúde para quem está viajando. Embora ele não seja obrigatório em todos os países, é item essencial para qualquer destino. Isso porque ele serve como medida preventiva em caso de acidentes. Já pensou pegar uma simples catapora em outro país? Nos EUA, por exemplo, os custos com hospitais são altíssimos e se você não possui seguro viagem, certamente irá gastar muito, muito mais do que planejado. Com o seguro, quem arca com os custos é a operadora contratada. Ou seja, antes prevenir do que remediar. Afinal, saúde em primeiro lugar sempre. Até do outro lado do mundo.

4.      Pesquisar a cidade e as redondezas do destino escolhido

Pesquise os pontos da cidade escolhida para o intercâmbio. Qual bairro vai ficar? O que tem nas redondezas, qual o perfil de pessoas pode encontrar? Aproveite para montar um roteiro dos pontos que você gostaria de conhecer e até levantar os custos com turismo. Afinal, seja qual for o objetivo do seu intercâmbio, é claro que você vai querer aproveitar para passear, não é mesmo?

5.      Pense sobre alimentação, medicamentos e vestimentas

Parece bobo, mas essa questão é especial. Com o entusiasmo de realizar o intercâmbio, acabamos nos esquecendo de coisas do dia a dia como: remédios de uso contínuo, onde e o que comer, quantas roupas levar etc. Pense em como preparar suas refeições para evitar comer fora todos os dias. Até porque, você não vai passar só alguns dias fora. Ninguém quer voltar para casa cheio de dívidas não é mesmo? O mesmo vale para roupas. Em relação aos