Os pagamentos referentes ao IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2018 começaram no mês de março desse ano. Proprietários de automotores devem realizar o pagamento desses impostos todos os casos – caso contrário, pode sofrer sanções.

Mas muita gente paga o IPVA de seu veículo, porém, não tem ideia para onde o valor arrecado vai, como ele é calculado, como ele pode ser pago, etc.

Para que você seja uma pessoa mais informada, confira o esclarecimento das principais dúvidas dos proprietários em relação ao IPVA.

ipva 2018

Como deveria ter sido pago o IPVA 2018?

O imposto referente ao ano 2018 poderia ter sido pago de 3 formas.

 

  • À vista com desconto, se o IPVA 2018 foi pago no mês de vencimento. Cada estado do país costuma oferecer índices diferentes de desconto. Verifique o desconto no site do Detran (Departamento de Trânsito) da sua região ou da Secretaria da Fazenda.

 

  • À vista, sem nenhum desconto – se o pagamento foi feito no mês seguinte do vencimento.

 

  • Sem desconto, parcelado em 3 vezes, sendo que as parcelas venceram nos 3 meses subsequentes, a contar do 1º mês de vencimento. Vale saber que o pagamento do IPVA de forma parcelada deve ser sempre requerido no mês do vencimento, por meio dos sites do Detran ou Secretaria da Fazenda do seu estado. Ou comparecendo, pessoalmente, nesses órgãos.

 

Como ter acesso aos boletos de pagamento do IPVA?

O carnê para pagamento do IPVA costuma chegar no mês de janeiro, como foi o caso do IPVA 20108. Porém, vale se atentar se o documento é realmente verdadeiro, pois existem casos de golpes de boletos falsos.

Confirme todos os dados impressos no boleto, e, na dúvida, consulte o Detran ou mesmo a agência bancária emitente do boleto. Também não faça pagamentos de boletos de IPVA que cheguem via e-mail – o documento não é enviado dessa forma para os contribuintes.

Outra maneira de ter retirado o boleto do IPVA 2018, ou dos próximos anos, é pela internet. Isso é possível acessando o site da Secretaria da Fazenda do seu estado e fazendo a impressão do documento para o pagamento da taxa.

Como foi calculado o IPVA 2018?

O IPVA 2018 foi calculado da mesma forma que como acontece em todos os anos. A Secretaria da Fazenda costuma divulgar nos meios de comunicação o valor do imposto do ano seguinte a partir do mês de outubro.

O valor do IPVA é calculado com base valor venal do automotor.  O valor venal de um veículo se trata de uma estimativa de preço determinada pelo governo para bens em geral.

Vale ressaltar que cada estado determina o quanto será cobrado em cima do valor venal do veículo. No estado de São Paulo, por exemplo, esse índice foi de 4% em cima do valor venal dos automotores, em 2018.

Assim, um carro, cujo o seu valor venal era de R$ 50 mil, o IPVA 2018 que o proprietário desse bem pagou foi R$ 2 mil.

Para onde foi o dinheiro arrecado com o IPVA 2018?

De acordo com informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), cerca de 13% do valor arrecadado com o IPVA 2018 – assim como aconteceu nos anos anteriores – foi destinado para melhorias das estradas do Brasil.

Vale saber que nenhuma lei prevê que a arrecadação do IPVA seja destinada para um determinado fim. Em geral, cabe a cada estado e município empregarem o valor de parte do IPVA que lhe é repassado a resolverem como e onde investirão o dinheiro. De qualquer forma, é imprescindível que o valor resultante do pagamento do IPVA pelos cidadãos seja aplicado em melhorias de serviços públicos para a população.