Se você atrasou o pagamento do DPVAT 2017 e não faz ideia da importância de manter o seguro em dia, não se preocupe, pois vamos ajudar nessa missão!

DPVAT 2017 - tudo que voce precisa saber sobre dpvat 2017

O seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) é item obrigatório na vida dos motoristas que quiserem continuar circulando nas estradas.

Isso porque, se não pagar, seja por esquecimento ou falta de recursos, você não poderá receber o licenciamento. Caso seja pego dirigindo sem a licença do veículo, você pagará uma multa e terá o carro apreendido. Bem chato, né?

Para evitar essa dor de cabeça, não sofra riscos à toa. Saiba como pagar o DPVAT 2017 atrasado e entenda melhor como funciona esse seguro. Acompanhe!

 

  • Como funciona o DPVAT?

 

DPVAT é um seguro que garante indenização às vítimas de acidentes de trânsito (independentes de serem motoristas ou pedestres), cobrindo despesas médicas, invalidez parcial ou total e indenização por morte.

É preciso pagar o seguro juntamente do IPVA (Imposto sobre propriedade de Veículos Automotores) ou junto do licenciamento, situação essa em que o motorista seja isento do IPVA.

Somente veículos com motor próprio – carros, ônibus, micro-ônibus, caminhões, motos, ciclomotores – estão obrigados a pagar o DPVAT.

Os recursos arrecadados pelo seguro são distribuídos não só para a indenização às vítimas de trânsito como também para a saúde pública e para o desenvolvimento de programas que visam a prevenção de acidentes pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Agora que você sabe como funciona o seguro, deve estar preocupado com o atraso do seu DPVAT 2017, não é? Saiba o que fazer agora mesmo!

 

  • Como pagar o DPVAT 2017 atrasado?

 

Pela primeira vez, em 2017, o seguro DPVAT ficou mais barato, cerca de 37% em relação ao ano anterior. Isso se deve ao número de indenizações que sofreram redução desde 2014.

Para pagar o seguro atrasado, basta entrar no site da Seguradora Líder, escolher o Estado onde você reside e saber em quais bancos poderá ser feito o pagamento. É preciso determinar também a situação em que se encontra seu veículo (novo, usado ou isento do IPVA).

No entanto, se você atrasou demais o DPVAT 2017, será necessário enviar um e-mail à Seguradora Líder para que ela possa emitir os boletos.

 

  • O que o DPVAT não cobre?

 

Já vimos que o DPVAT é um seguro indenizatório em casos de danos físicos decorrentes de um acidente com veículos automotores, logo, ele não fornece cobertura a danos materiais. Aquela batida de carro sem feridos não culmina em indenização nem mesmo incêndio, ok?

O seguro de Danos Pessoais também não cobre em caso de:

  • acidentes de trens;
  • acidentes pessoais por radiação, causados por combustíveis nucleares;
  • multas e tributos da vítima.

Deixar de pagar o DPVAT, além de impedir o recebimento da licença do veículo durante a vistoria no Detran, que ocorre anualmente, obriga o proprietário do veículo acidentado a arcar com todas as despesas integralmente.

Portanto, se você atrasou o DPVAT 2017, não tem mais desculpas para não cumprir com a sua obrigação e manter o pagamento em dia. Lembre-se que o seguro salva o seu bolso de um grande prejuízo e ajuda a custear as despesas de muitas vítimas.

E então? Este artigo sobre o DPVAT 2017 foi o suficiente para convencê-lo a pagar o seguro em atraso?