Spray, roll-on, sticker ou ainda outros, são vários os tipos de desodorantes existentes no mercado. Afinal, o que são os desodorantes e como eles conseguem eliminar o mau cheiro causado pelo suor? Diferente dos desodorantes naturais, o produto possui propriedades químicas especiais que o tornaram um dos principais itens de higiene pessoal.

detalhes sobre desodorantes

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre os desodorantes!

Como atuam os desodorantes?

A composição do desodorante é pensada exatamente para combater as bactérias que se acumulam com o suor. O que o produto faz é impedir que elas continuem se acumulando para que seja possível disfarçar o mau cheiro.

Os desodorantes iniciais, produzidos nos Estados Unidos, eram compostos por sulfatos de potássio e alumínio. Hoje em dia, o uso mais comum na composição é o do bicarbonato de sódio. Além disso, os desodorantes não são mais utilizados somente nas axilas. Há produtos específicos também para o cabelo ou os pés, por exemplo.

Tipos de desodorantes

Cada pessoa tem a sua preferência quanto à marca, mas, principalmente, quanto ao tipo de desodorante que utiliza. É bom observar também que algumas pessoas podem ter alergias na pele a algum tipo do produto, o que as levam a trocar o modelo.

Confira os tipos de desodorantes mais fabricados atualmente:

  1. Spray: os modelos em aerossol são práticos e secos, o que é uma vantagem para a maioria das pessoas, já que diminui a chance de sujar a roupa. Esse tipo, contudo, não é indicado para quem possui muito pelos nas axilas.
  2. Roll-On: a fórmula desse tipo é menos agressiva para algumas peles. A dica é optar por modelos que tenham secagem mais rápida e a vantagem é que com ele é muito mais fácil espalhar o produto pela axila.
  3. Sticker: menos comuns, os stickers apresentam a vantagem da secagem mais rápida.
  4. Creme: há desodorantes que se apresentam na forma de cremes. Eles se revelam positivos por hidratarem a pele, um fator importante para quem depila a região das axilas.

Como se forma o mau cheiro?

O desodorante, de acordo com o próprio nome, tem a finalidade de eliminar/desodorizar o odor que se forma devido às bactérias que se aproveitam do suor. A região embaixo do braço é a mais propensa a esse acúmulo das bactérias, por isso é para ela que os desodorantes foram pensados.

Cuidados na escolha do desodorante

Sendo importante para a higiene pessoal, os desodorantes exigem atenção na hora da compra! Trata-se de um produto que estará em contato direto com a sua pele, por isso é preciso considerar alguns fatores na sua escolha.

Opte por desodorantes que não possuam cheiro e contenham no rótulo a inscrição “dermatologicamente testado”. Especialmente para quem tem pele sensível, é importante buscar desodorantes hipoalérgicos. Para escolher entre os tipos de desodorantes, saiba que o spray possui álcool em sua composição, o que pode irritar a pele.

Se você tiver algum caso de reação alérgica ao desodorante ou não sabe qual escolher com receio de agredir a pele, procure um dermatologista! O profissional poderá indicar quais os melhores modelos para a sua pele e evitar irritações.