Assumir o compromisso de ter um plano de saúde é a principal dúvida de muitos brasileiros. Afinal, não é todo o dia que você necessita de um médico, certo? E nessa hora você se lembra de que pode investir o dinheiro em outra questão mais importante, deixando a saúde de lado.

No entanto, no momento em que é necessário ir ao médico, depender da saúde pública é enfrentar horas e horas na fila. É notável que as condições da saúde pública no Brasil estão cada vez piores, pois o descaso com o paciente é muito grande.

Contar com um atendimento médico de qualidade é importante para você e sua família. Isso gera tranquilidade para todos. Mostraremos nesse post a importância de um plano de saúde e os motivos para investir em um.

Por que investir em um plano de saúde?

Por mais que você pense que pagar uma mensalidade de um plano de saúde possa ser um gasto a mais, ficar sem uma assistência médica pode ser pior. Em uma emergência, por exemplo, conseguir um atendimento mais rápido é o ideal. O Sistema Único de Saúde não te proporciona essa comodidade, podendo demorar meses para conseguir um atendimento.

Além de atendimentos emergenciais, um plano de saúde oferece a você e sua família mais segurança e qualidade de vida. Outra facilidade dele é conseguir agendar consultas de rotina com mais facilidade.

9 motivos para ter um plano de saúde

Contar com um atendimento de qualidade é algo que gera tranquilidade. Além disso, ter um plano de saúde te oferece outros benefícios.

  • Ampla rede credenciada de hospitais;
  • Tranquilidade na realização de tratamentos médicos;
  • Atendimento rápido;
  • Garantia de atendimento rápido em questões emergenciais;
  • Qualidade de vida;
  • Laboratórios de exames;
  • Conta com hospitais com melhor infraestrutura;
  • Comodidade;
  • Prevenção mais eficaz;
  • Economia.

Ter um plano de saúde é tão importante quanto um seguro de carro. A contratação é prévia, pois você irá acioná-lo quando precisar, garantindo o seu bem-estar e de todos que ama.

Como saber qual plano de saúde é o melhor?

Você já viu o quanto é importante ter um seguro saúde. Mas qual deles é o melhor? São vários tipos de assistência médica no Brasil, sendo necessário ficar atento para algumas dicas da Agência Nacional de Saúde para escolher o mais eficaz.

Ao contratar um plano, ele sempre vai pertencer um grupo, familiar ou individual. Uma boa cobertura médica precisa te oferecer:

1)    Coberturas em consultas, exames e tratamentos:

Cada plano de saúde é obrigado a oferecer total assistência ambulatorial e hospitalar, garantido ao paciente todo suporte na hora de um atendimento médico. Seja ele emergencial ou não.

2)    Médicos, hospitais e laboratórios:

Antes de contratar qualquer plano de saúde, faça uma pesquisa das redes que são credenciadas a ele. Quais os hospitais, laboratórios para exames e médicos.

De maneira geral, os planos de saúde podem ser resumidos em:

  • Plano de referência: o tipo de assistência mais completa, sendo a mais cara;
  • Plano ambulatorial: assistência básica, cobrindo consultas, internação, cirurgias e procedimentos ambulatoriais;
  • Hospitalar: oferece assistência básica e internação hospitalar em quarto comum;
  • Hospitalar com obstetrícia: assistência com cobertura hospitalar, pré-natal, parto e auxílio ao bebê.

A escolha certa de um plano de saúde será de acordo com as suas necessidades e da sua família. Se você é uma pessoa que não necessita de tratamento e que vai ao médico somente para realizar consultas de rotina, um plano básico é o ideal.

No entanto, se a sua necessidade é tratar uma doença, escolher um plano completo é o mais indicado. Mesmo sendo o mais caro, é melhor ter o recurso médico necessário no momento certo do que esperar dias para iniciar um tratamento.

Por mais que você ache que um plano de saúde vai aumentar a sua despesa mensal e, muitas vezes, sem necessidade, não tê-lo é igual não ter segurança. Afinal, nunca se sabe quando irá precisar de um atendimento médico. E saber que a assistência médica será de qualidade está garantida, gera mais tranquilidade.

Antes de contratar qualquer tipo de plano de saúde, pesquise mais sobre as operadoras e veja quais as vantagens que elas podem te oferecer.

Agora que você sabe da importância de ter uma boa assistência médica, invista do que há de mais valioso: a sua saúde e de sua família.