A África é um extenso continente, terceiro na lista dos maiores, repleto de muitos mistérios e segredos ainda não revelados.

5 curiosidades sobre a Africa

Berço de quase todas as civilizações, acredita-se que grande parte dos povos do mundo descente de um ancestral em comum que viveu, neste continente.

Mesmo a África sendo um continente conhecido pela sua pobreza extrema e péssima condições que seus habitantes vivem, é impossível negar a grande diversidade cultural e natural que a mesma possui.

Também, ela é um excelente destino para quem deseja aprender mais sobre uma cultura completamente diferente e desvendar alguns dos seus mistérios.

Por este motivo, separamos cinco curiosidades sobre a África, para instigar mais a sua curiosidade e você colocar o continente como o seu próximo destino.

Lar dos maiores mamíferos do mundo

A África é lar de alguns dos maiores mamíferos terrestres do mundo, como o elefante e a girafa.

O elefante africano pode chegar a medir ate 3,2 metros de comprimente e pesar incríveis seis toneladas.

Ao contrario do elefante asiático, o que vive na África é maior, além de possuir orelhas mais proeminentes e claro, as famosas presas de marfim.

Já as girafas africanas, são consideradas o mamífero mais alto do mundo, podendo chegar a ate 5 metros e estima-se que no continente exista cerca de nove subespécies da mesma.

Infelizmente ambos, estão ameaçados de extinção, o elefante pela caça predatória em busca de marfim e as girafas pela grande dificuldade atual de conseguirem alimentos.

A Europa é ali do lado

Mesmo sendo dois continentes completamente opostos, principalmente economicamente, a Europa e a África se distanciam por apenas 14 km.

Essa pena distancia recebe o nome de Estreito de Gibraltar, onde também ocorre a separação de dois grande oceanos, o Mediterrâneo e o Atlântico.

Do lado Europeu do estreito, encontra-se a Espanha, já no lado do continente Africano, Marrocos e Ceuta.

Ainda, há rumores que os governantes de ambos os lados desejam construir uma ponto para interligar os dois continentes, além de construir a ponte mais longa do mundo.

Falando francês

Outra característica peculiar do continente é que o francês é um dos idiomas mais falados, onde especialistas apontam que o idioma é mais usado lá, do que na própria França.

A região, onde o idioma é utilizado no continente é composta por oito estados, onde a grande incidência do idioma se deve a colonização no passado pelos franceses.

Além do francês, outros idiomas falados por grande parte da população do continente é: inglês, zulu, português e o criolo.

O maior deserto do mundo

Você com toda certeza já deve ter ouvido falar do deserto do Saara, considerado um dos maiores do mundo.

Mesmo o Saara não tendo a sua extensão 100% no continente africano, é lá que se encontra a maior parte do mesmo, cerca de um terço do território da Africa.

A extensão do deserto pode ser comparada a área total dos Estados Unidos, dividindo a Africa em dois, o norte e a Africa Sub-Saariana.

Mesmo sendo considerado um dos locais mais quentes do mundo, podendo chegar a temperaturas absurdas no verão, 2,5 milhões de pessoas habitam o deserto.

Também, o deserto do Saara é considerado um ambiente rico em historia, onde é possível encontrar muitos fosseis de dinossauros, animais já extintos e vestígios de civilizações mortas.

A extensão do deserto é isenta de vegetação, fugindo a regra a região que margeia o Rio Nilo, e poucos oásis encontrados por sua extensão.

Trânsito inglês

Outro país que teve grande influência na cultura do continente africano em decorrência da colonização foi à Inglaterra.

Um dessas influencias pode ser observada ate hoje no trânsito das cidades da Africa, em que se utiliza o modelo de mão inglesa, onde se dirige do lado direito.

Essa característica pode ser confusa para turistas que não estão acostumados com esta mão de direção, podendo ate mesmo considerar o trânsito um pouco caótico.

Essas são apenas algumas curiosidades a cerca do continente Africano, sendo quase impossível de listar todas devido à grande extensão do continente e riqueza da sua história.

Se você procura um lugar para aprender mais sobre nossos antepassados e sobre culturas, espécies e regiões diferentes, visite a África, você não ira se arrepender.

Quer saber mais curiosidades da África, clique aqui.