dicas informatica para crianças

Em muitos países como a China, as crianças ainda muito pequenas, já possuem uma relação muito estreita com a informática, a ponto de desenvolvem diversos produtos e serviços como softwares e códigos de programação complexos e usados em vários tipos de recursos.

No Brasil a informática na infância ainda está caminhando muito lentamente, mas já é uma realidade, porém muito ainda precisa ser feito para ser melhorado, já que nessa fase, a criança possui muito mais facilidade e ´´cuca fresca“ para aprender e desempenhar inúmeros processos.

Neste artigo perfeito para professores, daremos dicas de informática para educação de crianças, que ajudará os profissionais da área a trabalhar computação com os pequenos e ganhar atenção deles e consequentemente mais sucesso nas aulas.

ALUNOS ACIMA DOS 3 ANOS DE IDADE

Esta é a faixa etária mais indicada para começar a iniciar no mundo da computação. Apesar de crianças mais jovens já conseguirem assimilar alguns processos, estes ainda são muito complexos, já que menores de 3 anos ainda estão em uma fase de aperfeiçoamento motor e da fala, o que na hora de aprender etapas de atividades por exemplo, possa ser mais complicado.

Por isso tenha alunos a partir dos 3 anos, que é uma idade que a criança já tem mais firmeza nas mãos, consegue assimilar melhor processos e etapas e os professores conseguem ter mais controle para ensinar e obter melhores resultados.

GARANTA PERIFÉRICOS FUNCIONAIS, CONFORTÁVEIS E DIVERTIDOS

Um teclado charmoso e colorido, mouse ergonômico, bonito, confortável e com formato de bichinhos ou monitores coloridos que transmitam alegria e emoção nas crianças, são periféricos que dão mais vontade de aprender e para o professor é sem dúvida um recurso a mais para entreter e incentivar os alunos no processo de aprendizagem.

dicas informatica para crianças

Muitos desses periféricos foram pensados para crianças, possuindo teclas grandes, confortáveis e feitos para serem usados pelos pequenos, por isso busque no mercado empresas que investem na educação digital delas e deixe sua sala de aula mais cibernética e divertida. 

ENSINE A USAR PROGRAMAS QUE SEJAM INDICADOS PARA FAIXA ETÁRIA DA CRIANÇA

Que as crianças de hoje em dia estão mais do que habituadas com tablets, smartphones e computadores, ninguém duvida, mas ensiná-las a usar da forma correta os programas é fundamental para que os aparelhos não sofram falhas e durem por mais tempo, além delas obterem mais conhecimento.

Por isso nas aulas de informática, tenha programas que incentive as crianças e combinem com a faixa etária delas. Para crianças de 3 a 5 anos, tenha apps coloridos e que desenvolvam a coordenação motora, que tenha sons e movimento. Dos 5 até os 8, os programas ideais são aqueles de alfabetização onde a criança aprende a ler e escrever.

Dos 9 aos 12, tenha programas com curiosidades, que tenha músicas e efeitos que prendam atenção e incentivem a leitura. Para que as aulas sejam ainda mais interessantes e despertem o melhor de cada aluno, peça para que os pais tenham programas iguais ou parecidos instalados no smartphone ou tablet para que as crianças aprendam também em horários fora das aulas.

IMPONHA REGRA DE USO PARA OS COMPUTADORES

Nas aulas de informática, tenha limites quanto ao uso dos computadores. A não ser que os computadores sejam registrados em seu nome, qualquer avaria será responsabilidade do professor.

Lembre-se que as crianças podem ver o computador como objeto de entretenimento, principalmente se em casa o equipamento é usado apenas para diversão. Por isso, instrua cada aluno a cuidar bem da máquina e dê limites no uso e deixando claro que ali é para ela aprender como usá-lo da maneira correta, sendo que poderá usar para entretenimento mas da maneira certa também.

ENSINE DE FORMA DIVERTIDA ATÉ O QUE NÃO É

dicas informatica para criançasMicrosoft Office e Windows são super úteis e todo mundo deveria saber usá-los, o problema é que aprendê-los é bem maçante e se um adulto já acha cansativo, uma criança então achará ainda mais. Por isso, procure criar uma atmosfera divertida nas aulas, de forma a tornar o aprendizado desses programas algo muito mais interessante.

Tenha uma sala de aula colorida, com várias dicas e conceitos que faça a mente infantil voar longe e procure ensinar de uma forma irreverente, que motive nas crianças a vontade de aprender.

INFORMÁTICA PARA CRIANÇAS

Ensinar informática para crianças é um desafio e tanto, porém muito divertido e que pode fazê-los encontrar na informática, seu futuro profissional como programador ou web design por exemplo.

Pesquisando na internet, você encontra cursos gratuitos para professores de informática como o curso Informática Aplicada à Educação esse e outros cursos na área de educação você encontra NESTE SITE e você pode se qualificar ainda mais, para dar aula aos pequenos e proporcionar uma aventura incrível e emocionante pelo mundo digital.