A menopausa não é algo que deve ser encarado como uma doença pelas mulheres, mas sim como uma fase que todas irão passar, você deve ficar atenta aos sintomas da menopausa, afinal esta deve vir mais cedo ou mais tarde.

Os sintomas da menopausa começam aparecer nas mulheres por volta dos 45 aos 50 anos, mas como citamos isto é apenas uma média e muitas mulheres podem começar a sentir os sintomas antes.

A menopausa é quando o corpo da mulher passa a produzir menos hormônios responsáveis pela fertilidade.

O que acontece é que esta diminuição da produção de hormônios gera um grande incômodo e causam grande desconforto a mulher, claro que a intensidade pode variar de um organismo para o outro.

Mas você sabe quais sãos os sintomas da menopausa? Separamos alguns dos principais para você conhecer e saber se esta fase já chegou na sua vida.

sintomas da menopausa

As famosas ondas de calor

As ondas de calor, é um dos sintomas da menopausa mais conhecidos pela maioria das pessoas.

Também é um dos mais comuns, cerca de 80% das mulheres nesta fase sofrem com o problema das ondas de calor.

Este calor sem motivo, até em dias frios, é causado em decorrência da diminuição da produção de estrogênio pelo organismo feminino, o que causa uma espécie de desregulação do termostato natural do corpo.

Este sintomas da menopausa pode acontecer no período que precede a mesma e durar por até dois anos.

As ondas de calor no geral, ocorrem subitamente, acometendo principalmente a parte superior do corpo da mulher, como o tórax e o rosto.

Também, o calor pode vir acompanhado de transpiração abundante, calafrios, tremores e até mesmo palpitações.

O período em que as ondas de calor ocorrem com mais frequência é durante a noite, o que pode ainda acabar com a qualidade de vida da mulher causando insônia.

Suores noturnos

Os suores noturnos são um dos sintomas da menopausa que estão ligados às ondas de calor, como você viu acima.

O suor em excesso vem acompanhado da onda de calor, o que pode atrapalhar o sono e causar cansaço na mulher, além de irritabilidade, diminuição da produtividade e até mesmo depressão em casos mais graves.

Problemas para dormir

Dificuldade para dormir pode ocorrer em mulheres que até mesmo não sofrem da sudorese noturna e das ondas de calor.

Isto ocorre, pois, a insônia também é um dos sintomas da menopausa, principalmente da pré que antecede a mesma, podendo ocorrer até mesmo sete anos antes da menopausa.

Mulheres que já sofrem com problemas de ansiedade e depressão, costumam sofrer ainda mais com este problema.

Irregularidade da menstruação

A irregularidade da menstruação é um dos sintomas da menopausa que pode ocorrer mais cedo, até mesmo antes da mulher entrar na pré menopausa.

No começo, você pode nem perceber as alterações, sendo estas sutis, como por exemplo, a mudança na intensidade do seu fluxo menstrual.

Com a aproximação da menopausa, estas mudanças vão se tornando cada vez mais perceptivas como ciclos muito longos que podem durar um mês.

Essa irregularidade vai se agravando cada vez mais, com menstruações que se espaçam cada vez mais até desaparecer.

O diagnóstico completo da menopausa se dará quando a mulher completar um ano sem menstruar, sendo impossível de saber quando esta ocorre.

Depressão e ansiedade

A depressão e ansiedade são um dos sintomas da menopausa que podem acometer as mulheres, afinal além das mudanças hormonais estas têm que lidar com uma série de dificuldades com o seu corpo.

Um deles como já citamos é a dificuldade para dormir, que pode causar cansaço durante o dia e irritabilidade.

Suores noturnos e as ondas de calor, tendem a atrapalhar a qualidade de vida das mulheres que se enxergam refém desta situação e ficam deprimidas ou ansiosas.

Concluindo

Estes são apenas alguns dos sintomas da menopausa que podem ocorrer em uma mulher, lembrando que os sintomas podem variar de um organismo para o outro.

O tratamento com reposição hormonal, remédios e uma dieta balanceada é a melhor forma de lidar com estes sintomas.

Claro, outra forma de lidar com isso é entender que mesmo sendo difícil, esta é apenas uma fase natural da sua vida e que irá passar.

Encare os sintomas da menopausa desta forma, e é claro, procure um médico para melhorar o máximo possível a sua qualidade de vida.